quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A beleza da melancolia

Não é dor, não é sofrimento. É somente uma melancolia. A melancolia pode ser traiçoeira para alguns, podendo levá-los sutilmente a tristeza, enquanto acreditam que nada está acontecendo. Sinal de fraqueza? Talvez. Mas, para mim, é bem diferente. Eu encontro beleza na melancolia. Ou até mesmo nos maiores sofrimentos expostos pela arte, como em algumas músicas. Hoje está chovendo lá fora, e choveu aqui dentro, dentro de mim. Não doeu, não sofri, mas a melancolia inspiradora me tomou espaço para me dizer algumas coisas que eu deveria escrever aqui.

Como os grandes dizem, é na dor que aprendemos as melhores lições. A felicidade costuma nos distrair, não ensinar. Cada parte de tudo isso é uma peça nesse quebra-cabeças que alguns chamam de vida, outros de ilusão. Fato é que ao ouvir o sofrimento de alguém, expressado em arte, não me fragilizo, eu vejo a beleza envolvida, a sensação daquela luz brilhante que vem do céu após uma longa noite negra. O sorriso que paira ao fim da tempestade. A melancolia é bela, é ela quem cria a beleza num cenário como, por exemplo, chuva, violão e fogueira. Existe algo mais inspirador? O som da chuva se mistura aos meus pensamentos, a luz do fogo e as notas do violão se soltando no ar fazem um paraíso.

Eu, novamente no meu jeito filosófico de analisar algumas coisas, descrevo alguns sentimentos inevitáveis perante essa melancolia que me governou por agora, por hoje... ou educamente apenas se disfarçou e se ocultou nas últimas semanas. Aquietada, desajeitada, esperando pelo momento correto. A riqueza dos detalhes dá voz aos meus versos. Chova, chova em minha vida, e lave minha alma, leve o que está de passagem. Mas deixe, deixe o que de melhor trouxe para mim.

3 comentários:

  1. Perfeito. Melancolia é uma arte, uma fonte que jorra infinita inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito bom...
    Gostei bastante, eu não faço textos constantes nem coisas tão boas quanto, mas eu vô tentando :)
    Parabéns aí pelo blog
    @Estevam_Neto

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras pra te dizer o quanto acredito nisso. Peço permissão para expor no meu blo, c as devidas referencias... :)
    Abço

    ResponderExcluir